Sobre o KAPAP






O KAPAP é um Sistema de Combate e Defesa Pessoal utilizada pelas Forças Especiais e unidades de elite do Exército de Israel.



HISTÓRIA

Antes de 1948, o estado moderno de Israel não existia. A última vez que o mundo ouviu falar sobre Israel havia sido em 70 dC, e em seguida, os judeus foram dispersos no mundo todo. O Império Otomano (1300 – 1918) governou tanto os judeus quanto os árabes na região até a sua derrota na Primeira Guerra Mundial (1914 – 1918) e a implementação do Mandato Britânico em 1919.
Neste mesmo ano, os judeus formaram um exército conhecido como Haganah (em hebraico, Defesa) para lidar com o conflito permanente com grupos árabes e em antecipação à criação de um Estado Judeu.
Quando a Segunda Guerra Mundial trouxe forças britânicas para a região, formaram uma série de combatentes judeus, formando a primeira Unidade Israelense de Forças Especiais, conhecida como Pal’mach (Plugot Machatz).
O treinamento que os comandos Pal’mach receberam foi chamado KAPAP (Krav Panin El Panin). A palavra “Krav”também é traduzida comumente como “luta”. Kapap não era um sistema, mas uma mistura de condicionamento físico rigoroso, armas de fogo e explosivos, comunicações de rádio, sobrevivência e línguas estrangeiras.
O treinamento de combate foi uma combinação de sistemas ocidentais, como Boxe, Luta Greco-Romana, Faca e Bastão (padrão militar britânico).
Após a formação do Estado de Israel, o Haganah que não era um exército oficial passou a se chamar Tzavah Haganah Le’Yisrael – Forças de Defesa de Israel – utilizando o KAPAP como sistema de combate.

O treinamento no KAPAP se baseia em CONCEITOS, e não em técnicas. Se busca que mediante o treinamento e exercícios, o praticante incorpore os conceitos do sistema, para que ele mesmo possa desenvolver a técnica específica para a situação que se apresentará em combate. Essa é uma importante diferença em relação a outras artes marciais ou sistemas de defesa pessoal, que se baseiam na criação de reflexos condicionados mediante a repetição das técnicas.


Alguns dos conceitos do KAPAP são:
- “A Técnica de Dois Pontos”
- Posição Relativa
- Economia de Movimentos
- Não romper o Contato
- Avaliação e Evolução
- Defesa Corporal
- Os dois “T”s.
As grandes áreas gerais de trabalho são:
- O combate corpo a corpo
- A resolução de agarres e estrangulamentos
- O combate em solo
- O combate com armas
Um ingrediente importante no treinamento de KAPAP é a incorporação de exercícios de STRESS, mediante os quais se buscam reproduzir algumas alterações psicofísicas que a pessoa sofrerá em um enfrentamento real.
Dentro do escopo de combate com armas, são treinados principalmente:
- Combate com Bastão
- Resolução de agressões com objetos contundentes
- Combate com Facas
- Resolução de agressões com objetos perfuro-cortantes
- ICPS (Instinctive Combat Point Shooting)
- Resolução de agressões com armas de fogo.



Um comentário:

  1. Senhores, Kida!

    Informações, os senhores futuramente terão centro de treinamento na região de Florianópolis?

    Agradeço.

    ResponderExcluir